Aleluia! Suspend to ram funcionando na série Compaq C700! Aprenda como habilitar o suporte no Lucid Lynx!

Posted on

Sou um proprietário de um Compaq C720, o modelo de entrada de linha, com Celeron, que por dois anos vem me servindo muito bem para diversas aplicações.

Entretanto, foram dois anos de bola fora da Canonical, pelo menos desde a versão 8.04, quando eu comecei a usar Ubuntu no laptop. Só agora a Canonical conseguiu acertar um kernel em que o suspend to ram funcionasse corretamente na série C700, como você pode ver aqui nessa página do launchpad.

O problema era simples, você suspendia para a ram, quando voltava, era como se os sensores de temperatura ficassem desligados, ficava sempre travado na mesma velocidade. Depois de um tempo, quando a máquina estava perto de torrar, o cooler ligava a toda velocidade, fazendo a maior zoeira, mas aí já era tarde.

Vou descrever aqui como habilitar o kernel do Maverick no Lucid, 2.6.35, fazer algumas alterações de módulos e finalmente poder suspender para a ram, que é algo maravilhoso se você detesta ficar esperando o computador bootar.

Talvez você prefira simplesmente atualizar para a versão Maverick Meerkat, eu não fiz isso pois eu gosto de utilizar a mesma versão por muito tempo, gosto da LTS.

Agora você pode ter longos uptimes no notebook e não torrar mais seus dedos =) uahuahuah =)


1 – Habilitando o repositório lucid-proposed:

Clique em System -> Administration -> Software Sources.

Depois vá até a aba “Updates”, marque a opção “Pre-released updates (lucid-proposed)” e depois clique em “close”.

2 – Abra o console e digite os seguintes comandos, para instalar o novo kernel:

sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-image-2.6.35-22-generic linux-headers-2.6.35-22-generic
sudo apt-get install linux-backports-modules-wireless-2.6.35-lucid-generic

Aguarde a instalação.

3 – Reinicie seu computador.

Pronto! Seu novo kernel já deve estar em atividade! E seu C700 já deve estar suspendendo e voltando normalmente =)

4 – Agora é a hora de verificar se o seu hardware está todo funcionando. Se tudo estiver funcionando você deve parar por aqui.
Se sua wireless for igual a minha, terá de efetuar alguns outros passos. Verifique se sua interface wireless é igual a minha, Broadcom Corporation BCM431, você pode verificar isso com um lspci no console.

Se deu pau na sua wireless também, e o modelo é igual ao meu, você pode corrigir da seguinte forma:

5 – No console digite:

sudo rm /etc/modprobe.d/blacklist-bcm43.conf

Reinicie seu note.

6 – Quando o computador ligar novamente, clique em:

System -> Administration -> Hardware Drivers.

No meu computador, apareceram dois drivers, tentei os dois, mas apenas um dois dois funcionou. Se não me engano foi o “Fw cutter”, que é a maneira suja de se fazer as coisas, mas eu não me preocupo com essas coisas. Se a sua wireless ainda não estiver em funcionamento, dê mais uma reiniciada que deverá funcionar.

Pessoal, por favor deixem sua opnião sobre essa rápida documentação aqui nos comentários! Dúvidas e outras reclamações, obviamente, também sintam-se encorajados a deixá-las nos comentários =)

Leave a Reply