CAPES está de ‘brincanagem’

Posted on

Recebi o seguinte e-mail da UNICAMP:

Informamos que, por determinacao da CAPES, a partir do dia 06/05/2016 as Universidades Estaduais Paulistas passarao a ter acesso centralizado ao conteudo do Portal de Periodicos Capes somente pelo endereco: www.periodicos.capes.gov.br . Com isso, a unica forma de acesso sera pelo Portal de Periodicos. Outros buscadores (Google, Bing, sites das editoras, etc), nao mais funcionarao.

As opcoes de busca disponiveis no portal do SBU, nas abas todos, bases de dados, e-periodicos e e-books, que congregam os conteudos assinados tanto pela Unicamp quanto pela CAPES, estao sendo corrigidos e em breve estarao em pleno funcionamento.

Ressaltamos que o servico de acesso remoto (VPN) esta funcionando normalmente, desde que, para conteudos CAPES, as pesquisas sejam realizadas diretamente no Portal de Periodicos da Instituicao.

Em caso de duvida, procure a biblioteca de sua unidade ou fale com um dos nossos bibliotecarios pelo chat on-line.

Cordialmente,
Sistema de Bibliotecas da Unicamp

Dirigi-me, portanto, ao site da CAPES. Eis que encontro a seguinte mensagem:

O acesso aos conteúdos científicos exclusivamente pelo Portal de Periódicos tem como objetivo oferecer maior segurança da informação, evitando o uso indevido dos conteúdos e visando ao cumprimento das cláusulas contratuais firmadas pela Capes com os editores. Tais acordos proporcionam ao país uma economia significativa e garantia no acesso às publicações científicas.

Uso indevido de artigos científicos!? Como ler, distribuir e compartilhar? Será um efeito do @sci_hub?

A CAPES está de ‘brincanagem’.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*