parallelATP

O parallelATP é uma aplicação que tem como objetivo acelerar estudos massivos de transitórios eletromagnéticos realizados com o software ATP, por meio de paralelização trivial de cada um dos casos a serem processados. O parallelATP é desenvolvido em linguagem python.

TMM_BERGERON_R1_BASE_ARC-SEC-1CIRC.atp-ARCSEC-ZOOM

Exemplo: Estudo de arco secundário no domínio do tempo para múltiplas frequências

Considerando-se que os computadores modernos possuem, em sua grande maioria, mais de um núcleo de processamento, ser capaz de executar tarefas com paralelismo real implica em ganho direto de performance e tempo. Com o parallelATP é possível tirar proveito também do poder de processamento das placas de vídeo modernas (GPU) fazendo uso do bumblebee.

processamento_paralelo4

Múltiplas instâncias do ATP executando em paralelo. Note os 8 núcleos disponíveis em uso.
A ideia original deste aplicativo é ser uma ferramenta apenas para processamento em massa dos arquivos, estando a possível interação com a simulação a cargo do próprio ATP via TACS/MODELS, e para pós processamento, outras ferramentas que venham a trabalhar em conjunto com essa.

Este programa ainda está sob desenvolvimento e tem como base sistemas UNIX-like. Atualmente já é um código capaz de realizar o processamento em massa, bem como gerenciar o número de processos concorrentes para que seja coerente com o número de núcleos disponíveis.

Acompanhe o feed de desenvolvimento

HungryFEED can't get feed. Don't be mad at HungryFEED. SimplePie reported: A feed could not be found at https://bitbucket.org/leomarques/parallelatp/rss?token=65f8039d5b8a5a276bf1c1c691f9dd61. A feed with an invalid mime type may fall victim to this error, or SimplePie was unable to auto-discover it.. Use force_feed() if you are certain this URL is a real feed.

tags: engenharia elétrica, ATP, transitórios eletromagnéticos, processamento paralelo, python, código.

One thought on “parallelATP

Comments are closed.